International Federation of Medical Students’ Association Brazil UNISC
A IFMSA, conhecida como International Federation of Medical Students’ Association, surgiu em 1951 na Dinamarca e compreende uma organização internacional supra-partidária de estudantes de medicina que tem como objetivo reunir e capacitar estudantes para debater, atuar e liderar iniciativas que promovam a saúde pública e, consequentemente, tem um impacto social importante na sociedade. Destaca-se que a IFMSA é integrante de diversas agências mundiais como a ONU, UNICEF, OMS e UNESCO. Além disso, a instituição é dividida nos seguintes eixos de atuação: saúde pública, educação médica, intercâmbio – podendo ser nacional e internacional -, pesquisa, direitos humanos e paz.
Ademais, é importante ressaltar que o mote da IFMSA é: “think global, act local” – “pense globalmente, aja localmente” -, ou seja, essa associação visa promover ações locais para que, em conjunto, tenha um impacto mundial importante.
Essa instituição conta com mais de 1 milhão de estudantes em 129 países diferentes. No Brasil, tem-se a IFMSA Brazil que surgiu em 1991 na Universidade Estadual de Londrina. Atualmente, a IFMSA Brazil está presente em mais de 190 universidades de medicina no país.
A IFMSA Brazil UNISC foi fundada em 2020 por alunos que acreditavam na proposta dessa entidade e propagarem atividades e ensinamentos dentro da sociedade e comunidade acadêmica santacruzense, sendo que essa instituição cresce a cada ano na UNISC. Dentro da Universidade de Santa Cruz do Sul, ela é vista como um projeto de extensão e conta com o Dr. Camilo Darsie de Souza como preceptor, uma vez que desempenha trabalhos relevantes na área da saúde pública.
Essa entidade já realizou inúmeros projetos dentro da Universidade e da comunidade Santa Cruzense, dentre estes, destacam-se:
Hospital do ursinho: a atividade, realizada no mês de maio de 2023, teve como objetivo instruir as crianças sobre o funcionamento de uma rede de saúde de maneira lúdica, na qual elas, junto aos acadêmicos de medicina, se tornaram as protagonistas do cuidado de um ursinho de pelúcia doado. Com intuito de diminuir o medo das crianças em relação aos médicos e de que os discentes de medicina ampliassem suas habilidades de comunicação na pediatria.
Educação sexual para pré-adolescentes e adolescentes ouvintes surdos: a atividade foi realizada nos meses de junho e julho de 2022, abrangendo turmas de 6º e 8º anos do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio da Escola Nossa Senhora do Rosário. Contou com 11 organizadores e 43 estudantes ouvintes e surdos. Uma médica especializada em Ginecologia e Obstetrícia foi responsável por capacitar os organizadores e um intérprete de Língua Brasileira de Sinais auxiliou as palestrantes.
Workshop manejo de situações problema na emergência: Atendimento à vítima de abuso sexual e à tentativa de suicídio: realizado na Semana Acadêmica de Medicina UNISC, o workshop teve como intuito instruir os estudantes de medicina sobre como atender e manejar vítimas de abuso sexual e paciente após tentativa de suícidio. O workshop contou com a presença da delegada titular da delegacia da mulher e de dois médicos.
Roda de conversa: Saúde mental, Arte e Escrita: realizada na Semana Integrada da Saúde, que ocorreu em maio de 2023 e contou com, aproximadamente, 50 docentes e discentes das áreas da saúde da UNISC. A conversa foi mediada pela psicóloga do CAPS II, Patrícia e pela acadêmica de medicina Maria Cereser, que exemplificaram sobre a arteterapia na prática e na teoria; além disso, houve a participação de um paciente do CAPS que participa das escritas coletivas, o qual contou sobre a sua experiência. No final da troca de ideias sobre o assunto, foi contada uma narrativa e proposto uma escrita coletiva para o grupo.
Ademais, a IFMSA Brazil UNISC já recebeu alunos intercambistas de locais como: Dinamarca, Bélgica, Egito e República Tcheca, o que permitiu ricas trocas de experiências entre as intercambistas e os alunos da universidade. Durante a estadia desses alunos, foram realizadas reuniões abertas com o intuito de explicitar os sistemas de saúde de outros países.
Resumos IFMSA Brazil UNISC
II Mostra de extensão e Ciência da UNISC
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO MÉDICA NA PANDEMIA DE SARS-COV-2 NO COMBATE À HANSENÍASE
IMPACTOS DA PANDEMIA DE SARS-COV-2 NA PREVENÇÃO SECUNDÁRIA DE CÂNCER DE COLO UTERINO NA POPULAÇÃO ADULTA: UMA ANÁLISE QUANTITATIVA DE EXAMES CITOPATOLÓGICOS EM SANTA CRUZ DO SU
EDUCAÇÃO E SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE SANTA CRUZ DO SUL – RS: ENTENDIMENTOS DE PROFESSORES E GESTORES SOBRE O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
EDUCAÇÃO E SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE SANTA CRUZ DO SUL – RS: ENTENDIMENTO DE PROFESSORES E GESTORES SOBRE O CAMPO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
EDUCAÇÃO E SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE SANTA CRUZ DO SUL – RS: ENTENDIMENTO DE PROFESSORES E GESTORES SOBRE DETERMINANTES SOCIAIS EM SAÚDE
XIII Jornada Acadêmica do Mestrado e Doutorado em Educação – Políticas públicas educacionais: o que esperar para o pós pandemia
(TRANS)FORMAÇÕES EM TEMPOS DE CRISE: A INCERTEZA NO PÓS PANDEMIA
III Mostra de extensão, Ciência e Tecnologia da UNISC
ANÁLISE DO PERFIL DE GESTANTES SOROPOSITIVAS PARA O VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
PRIMEIRO SIMPÓSIO DE CUIDADOS PALIATIVOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM EVENTO MULTIDISCIPLINAR
XVI Semana Acadêmica do Curso de Medicina da Universidade de Santa Cruz do Sul
INTERCÂMBIO ACADÊMICO NO CURSO DE MEDICINA DA UNISC: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA INTERNATIONAL FEDERATION OF MEDICAL STUDENTS ASSOCIATIONS (IFMSA)
EDUCAÇÃO SEXUAL PARA JOVENS OUVINTES E SURDOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
A ARTETERAPIA NO CONTEXTO DA SAÚDE MENTAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA